quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Jesus Cristo - O homem que dividiu a história!!!

Independente de nossas crenças, todos sabemos que Jesus Cristo, sem dúvida, produziu uma das alterações mais profundas na história das civilizações, seja na imagem do Filho de Deus (para os cristãos) ou na imagem de um revolucionário e moralista sonhador.
Apesar de nunca ter se esforçado para ganhar “fama”, esta se espalhou por toda a região (antiga Palestina e atual Israel) e foi essa “fama” que fez os governantes romanos e líderes religiosos judeus, se irritarem com sua presença.
Os textos que serviram de referência sobre a vida de Jesus são os quatro evangelhos do Novo Testamento da Bíblia, livro sagrado do cristianismo, e que formam um conjunto de livros em diferentes épocas pelo discípulos de Jesus Cristo.
Mas, no século 19, quando o pensamento científico passou a se sobrepor ao religioso, os evangelhos não foram mais aceitos como documentos históricos - e a biografia de Cristo, assim como sua existência passaram a ser questionadas.
Outro fato curioso é que ainda não se sabe se Cristo nasceu em Belém na Judéia, ou em Nazaré. Ainda há estudos sobre o dia certo do seu nascimento, porém os cálculos feitos pelo monge Dionísio (dia 25 de dezembro do ano 440) estão incorretos. A única certeza é que Cristo tenha nascido antes da morte de Herodes, O Grande, que era o rei da Judéia, no ano 4 a.C – ano este determinado pelos eclipses lunares ocorridos na Páscoa (para os cristãos, a história dos três Reis Magos que seguiram a estrela).

Esse grande e importante coringa da nossa história, fundador do cristianismo, nos deixou como herança os 10 mandamentos e realizou inúmeros milagres, segundo o livro sagrado. Mas se alegando como filho de Deus, e propagando suas palavras, fez com que os líderes religiosos convencessem o governador romano, Pilatos a crucificá-lo.
E foi então que no dia 7 de abril de algum ano, Jesus Cristo de Nazaré, como era conhecido pelo povo da região, foi crucificado aproximadamente às 15h de uma sexta-feira, com 33 anos, condenado pelo seu próprio povo.

Fato curioso:
Recentemente escavações feitas por estudiosos, encontraram restos da casa de um dos seus discípulos, Simão Pedro (conhecido hoje como São Pedro), além de um barco datado da mesma época da passagem de Cristo pelo lugar.

Uma de suas pregações era:
“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”

Coríntios - capítulo 13
“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”


Até a próxima, futuros coringas!

Um comentário:

  1. Poxa, esse foi o texto mais imparcial que li sobre Jesus Cristo. Parabéns, utilizaram fatos para descrevê-lo.
    Gostei bastante.
    Abs,
    Bruno Valente

    ResponderExcluir