sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Comunismo JÁ!

Bolcheviques? Comunismo? Revolução Russa em 1917? Sim, está tudo ligado a ele: Vladimir Ílitch Uliánov- O nosso grande coringa, Lênin!

Lênin nasceu em 22 de abril de 1870 e sua família, pertencia à nobreza da sociedade local. Após a morte de seu irmão, Alexandre, pelas forças czares, Lênin se rebelou e decidiu formar um grupo Marxista e provar que as teorias comunistas de Marx do séc. XIX poderiam ser adaptadas para a Rússia no séc. XX.
Por ser um tanto duro com os integrantes do seu grupo, acabou gerando uma divisão no Partido Social Democrata Russo, de onde surgiu duas facções: os Mencheviques- de caráter mais moderado;
E os Bolcheviques- partido totalmente Leninista e radical.

Foi em meio a Primeira Guerra Mundial, que Lenin se viu obrigado a tomar o poder e retirar seu país (Rússia) da desastrosa guerra. A partir de 1918, nacionalizou bancos, controlou terras agrícolas, e estabeleceu forte controle político.
Em maio de 1922, Lênin foi afastado de seu cargo e o mesmo foi disputado pelos companheiros mais próximos: Stálin e Trótsky. Não é novidade que Stálin tenha ganho de maneira manipuladora e anos mais tarde, matou Trótsky- que havia se exilado após a perda do cargo para seu "amigo".

Lênin veio a falecer 2 anos após a saída do poder da Rússia, em 1924, de forma desconhecida. Alguns afirmam que morreu de ataque cardíaco, outros dizem que fora assassinado. Pra nós, o que importa é que ele foi um grande coringa, deixando uma história incrível merecedora de inúmeros livros e filmes.

Aguardem pelo próximo Coringa, futuros Coringas ;)

3 comentários:

  1. Muito bom!
    Gosto demais da história do Lênin.
    Ótimo texto!
    Abs,
    Bruno Valente

    ResponderExcluir
  2. Meninas,
    Preciso saber o nome de quem posta as matérias.
    Deixe escrito na última linha:
    "Postado por Josy."

    ResponderExcluir
  3. Meninas que assunto legal!! parabéns.. vamos agora buscar ferramentas de divulgação, pois essa ferramenta é poderosa!!
    Não deixem isso morrer depois do final do semestre hein?

    beijos
    Prof. Cassia Gargantini

    ResponderExcluir